Verde Vertical

wallgreen-jardins-verticais

Todos sabemos sobre a importância da presença de vegetação na vida das pessoas, tanto nos espaços públicos, quanto nos espaços privados por onde passamos todos os dias. São elas as responsáveis pela melhoria na qualidade do ar e na umidade, exercendo grande influência no microclima onde estão inseridas.

Com as cidades mais densas e pavimentadas, há cada vez menos espaço disponível para a presença de grandes parques e jardins. Acontece o mesmo nas edificações, com ambientes de dimensões reduzidas acaba não sobrando espaço para um bom jardim. Uma solução para o problema da falta de espaço é a criação de Sistemas de Jardim vertical, que garantem a presença da vegetação sem a necessidade de ocupação de uma grande área de solo.

5187145563_a67d37ee3b_o Caixa Forum Madri -

Os Jardins Verticais, além de resolver o problema da falta de espaço, também possibilitam a criação ambientes diferenciados e bastante flexíveis considerando que estarão em constante transformação, afinal, trata-se de uma cobertura “viva”. Além disso, sempre que desejado, pode-se substituir os tipos de plantas por outros, modificando consideravelmente o visual em relação às cores e texturas.

greenwall_paris_ L'Oasis D'aboukir_00

Existem vários Sistemas de Jardins Verticais no mercado, mas basicamente são necessários uma estrutura de sustentação, um compartimento para o plantio das mudas e um sistema de irrigação. A aparência do jardim está diretamente relacionada ao sistema escolhido, uma vez que, conforme a tecnologia, será possível obter uma parede completamente coberta ou com a vegetação mais espaçada, a depender do projeto e desejo do cliente.

changi_terminal3_greenwall10 Singapura2830679800_a0285d7f3b   SuperLimao-Studio-Campana-brothers--firma-casa-photo-Maira-Acayaba-yatzer-6

Normalmente, o sistema de irrigação acontece por gotejamento e é automatizado e programado para funcionar em períodos curtos determinados, o que possibilita a economia de água. É necessário prever local para a instalação das bombas e equipamentos de irrigação, cujas dimensões e complexidade são proporcionais ao tamanho do jardim. Além disso é necessário estar ciente que, independentemente do tipo de irrigação (por gravidade ou individual), haverá acumulo de água na parte inferior do jardim. Nos casos de utilização do jardim vertical em ambientes pavimentados é necessário que o tipo de revestimento seja resistente à água. É sempre recomendado também que seja feito um tratamento de impermeabilização da parede que receberá o jardim, a fim de evitar problemas com umidade e infiltrações.

img-557725-jardim-vertical-e-solucao-para-falta-de-espaco20131022171382470113porta_sacada_horta_01  texto-01-jardim-vertical1

A manutenção é um fator a ser levado em consideração para a escolha da utilização dos jardins verticais. Para que as plantas estejam sempre bonitas e saudáveis, além da irrigação, é necessário que, de tempos em tempos, sejam adicionados nutrientes à água. Essa é uma atividade periódica que, caso não realizada, afetará diretamente na aparência do jardim. É necessário também lembrar que as mudas velhas ou mortas deverão ser substituídas de tempos em tempos. As empresas que fornecem e instalam os Jardins Verticais muitas vezes oferecem também o serviço de manutenção.

triptyque-Harmonia 576

  images

Os jardins verticais estão conquistando espaço no mercado e proporcionam uma grande variedade de composições a ser explorado com criatividade. Além de melhorar a qualidade e conforto do espaço conferem ao ambiente uma atmosfera de sofisticação e modernidade. Manter um jardim vertical sempre bonito pressupõe disposição, cuidado e dedicação, porém os resultados são recompensadores!

doismais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>