Procurando casa nova

untitled-design

Nos últimos tempos os preços dos aluguéis caíram bastante. Se está difícil para quem tem imóvel disponível para aluguel, para os que buscam casa nova em 2017 surge uma oportunidade melhor de conseguir um bom negócio.

É um momento propício para procurar uma casa nova, que te atenda melhor e com valor mais acessível e as ofertas são variadas. Mas, se há várias opções disponíveis e com preço parecido, que critérios utilizar para escolher?

Além da localização, que obviamente faz diferença no valor do aluguel, é preciso observar se o valor do condomínio é coerente com os atributos que o imóvel oferece. Por exemplo, se há porteiro 24horas, se o edifício possui elevador, se oferecem vaga na garagem, se é condomínio fechado e existem equipamentos de uso comum como churrasqueiras, academia e piscinas.

É interessante observar a vizinhança e verificar se o comercio próximo oferece opções que facilitem sua vida, se há estabelecimentos que possam gerar barulho em horário inapropriado e também se há dificuldade de estacionar nos arredores, principalmente nos casos onde não há garagem no edifício.

Ao visitar o apartamento procure saber sobre a orientação solar. Ambientes voltados para oeste costumam ficar bem quentes na parte da tarde e na maior parte das vezes precisam de toldos e ar condicionado para garantir o conforto dos usuários. Se esse é o caso, considere que o gasto com ar condicionado elevará a conta de energia elétrica.

Atenção, não se encante por um apartamento/casa apenas porque está reformado e com revestimentos novos! Preste atenção à planta do imóvel e distribuição dos espaços. Tente imaginar onde você colocaria os móveis na sala, onde ficaria o sofá e a TV. Na cozinha verificar o melhor espaço para posicionar fogão, geladeira e máquina de lavar para evitar surpresas desagradáveis após fechar negócio.

Apartamento escolhido, tudo certo! E agora?

A primeira coisa a fazer é tirar as medidas dos ambientes para que você tenha uma noção real dos espaços e do que cabe neles. Se você já tem móveis e pretende leva-los para a casa nova, meça também o que você já tem para verificar se é possível acomodar no novo espaço.

Aqui vão algumas dicas de dimensões básicas para te ajudar a definir o posicionamento do mobiliário:

Circulação mínima entre a cama e o armário: 60cm

Distância mínima entre a mesa e a parede para que uma pessoa se sente confortavelmente: 80cm

Distância mínima entre sofá e mesa de centro: 60cm

Saber de fato qual o tamanho ideal para os mobiliários é o que fará a diferença na percepção do espaço, para que o usuário se sinta confortável e que os ambientes não pareçam entulhados. Não é necessário levar tudo que você já tem se você já sabe que não vai caber! Considere vender algumas peças e adquirir outras mais adequadas. Isso te trará uma sensação ainda maior de renovação!

Caso esteja alugando o imóvel por meio de imobiliária, haverá uma vistoria inicial, acompanhada por um funcionário, para avaliar as condições em que o imóvel está sendo entregue a você. A imobiliária cobrará que o imóvel seja entregue nas mesmas condições observadas nessa vistoria, então preste atenção nisso! Tudo que você modificar ou remover do apartamento deverá ser reinstalado na devolução! É importante verificar o funcionamento de todas as lâmpadas, válvulas de descarga, torneiras e chuveiros porque essa é a sua chance de solicitar uma correção ou reparo antes de pegar as chaves.

Após a mudança, tudo acomodado nos seus devidos lugares, é hora de dar um toque pessoal ao ambiente. Quadros, almofadas, tapetes e luminárias podem modificar a cara da casa nova de maneira fácil e prática. Considerando que o imóvel é alugado, não saia furando as paredes como se não houvesse amanhã! Tente fazer a decoração com o mínimo de interferência permanente possível. Para os quadros e alguns tipos de prateleiras há a solução dos ganchos e fitas adesivas que fixam as peças sem muita dificuldade e sem danificar as paredes.

Não é necessário arrumar tudo de uma vez. Dá para ir arrumando a casa aos poucos, de maneira que fique cada vez mais com sua cara e que seja um lar aconchegante e confortável. Feliz casa nova!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>