O que mais me motiva como arquiteto?

Universo nos Olhos

Depois de uma semana cheia, dias longo e corridos, reuniões, entregas de projetos e obras, parei para refletir e analisar o que mais me motiva em minha profissão. Seria a criatividade? O reconhecimento do trabalho? A necessidade humana de elaborar uma obra de arte, ou pelo menos buscá-la como objetivo? Afinal todas profissões possuem um elemento motivacional, então qual seria o meu?

Um motivo claro e de fácil apreensão seria o resultado, o projeto aprovado. A proposta elaborada e apresentada aos usuários, que atenda amplamente as suas necessidades. Uma proposta que encanta, não somente o futuro morador, mas a todos os envolvidos, familiares, executores e até mesmo o autor, o qual não esconde a satisfação ao ver seu trabalho reconhecido. Este é um bom motivo, mas seria o principal?

Outro motivo seria a obra finalmente concluída. A concretização do projeto em meio físico, a materialização das ideias e sonhos. Esta é, sem dúvida, uma boa razão para gostar do ofício de projetar. Ao ver que um objeto, seja um edifico, uma casa ou um ambiente, foi construído e interfere positivamente no cotidiano das pessoas, uma enorme satisfação é proporcionada. O tempo para neste momento e a contemplação do espaço torna-se essencial para o autor, que por sua vez não quer perder nenhum detalhe de sua obra construída. Seus olhos percorrem o objeto minuciosamente, como se redesenhasse mentalmente todo o espaço construído.

Arquitetura faz parte do nosso cotidiano, desde o projeto até a sua concretização, mas para mim entre as várias etapas, um momento sempre se destacou, o primeiro contato com os sonhos. Nas primeiras reuniões, quando os sonhos são compartilhados e expostos, encontra-se a minha maior motivação. Neste momento ao expor as expectativas, anseios e desejos, que os olhos brilham como se o universo todo estivesse ali dentro. Um sorriso tímido, mas sincero, revela as aspirações e expectativas pelo novo, mas no fundo conhecido. Antes mesmo de começar um novo projeto, essa alegria e expectativa já me impulsiona. Seja numa moradia, empreendimento ou até mesmo uma consulta sobre alguma cor de parede, um sonho está por de trás e este sonho é o que torna a minha profissão tão especial, o encontro com pessoas esperançosas e o desejo incondicional pelo novo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>