Fantástico Mundo das Cadeiras (anos 20)

15810871335_2219bc1beb_h

Certa vez para, um trabalho da universidade, precisei realizar uma pesquisa sobre o Pavilhão de Barcelona, projeto do renomado arquiteto Mies Van der Rohe para a Exposição Mundial de no ano de 1929. Além do edifício de arquitetura brilhante, nele se destacavam as conhecidas poltronas Barcelona, desenhadas para o Rei e a Rainha da Espanha quando da abertura da exposição.

csm_MR90BarcelonaSessel_MiesVDRohe_01_4dd142996c    images

Até então nunca me havia interessado tanto pelo desenho de mobiliário, particularmente pelas cadeiras, porém me chamou muita atenção, primeiro o design super moderno para a época, em completa harmonia com o edifício para o qual foram projetadas, e, principalmente, a nobre finalidade para que foram criadas. Além disso, as poltronas Barcelona possuem um desenho atemporal e atualizado, sendo muito utilizadas nos ambientes mais moderninhos até hoje, direto de 1929!

3104      Um-doce-lar-paulistano-10

As cadeiras Barcelona são apenas um dos exemplares desse fantástico mundo! Há vários outros modelos criados na mesma época e que se tornaram ícones do design, sendo bastante utilizadis na atualidade. A cadeira Wassily é outro exemplo de design inovador do arquiteto Marcel Breuer cuja inspiração veio das bicicletas.  O designer foi um foi um dos primeiros a utilizar tubos metálicos como estrutura para móveis. Daí surgiu a ideia da cadeira B3,Wassily, desenhada especialmente para mobiliar a casa do pintor Wassily Kandinsky no ano de 1925.

Nessa cadeira, denominada Chaise Sandows, do designer francês René Herbst desenhada entre os anos 1928-29 foi utilizada estrutura metálica misturada a materiais alternativos como borracha e plástico. Impossível não pensar que essa pode ter sido a originária das cadeiras das casas de vó que vemos nas varandas pelo interior, feitas de metal e tiras plásticas e que são super confortáveis.

850x584_1400611193BungeyMain    download

Mais uma, a cadeira interessante desse período é a Armchair 41, Paimio desenhada pelo arquiteto Alvar Aalto e sua esposa Aino entre os anos 30 e 31. A cadeira foi criada para compor o mobiliário de um hospital para tuberculosos, projeto do próprio casal. Foi inspirada na cadeira Wassily, porém consideraram a estrutura metálica psicologicamente fria para um ambiente que abriga pessoas com enfermidades optando pela estrutura em madeira.

csm_Armsessel41_Aalto_01_339571eff8  80Artek10_iso

Escolhi esse tema na inocência, com o objetivo de chamar atenção para o mobiliário de design e sua atemporalidade. Sobre como essas cadeiras, por exemplo, que foram desenhadas há 80, 90 anos, persistem como mobiliário atualíssimo e que combinam com vários estilos de ambientes. Adquirir uma dessas peças  é um investimento, que fará a diferença na sua casa ou trabalho, e que poderá ser reutilizada em diversos lugares sem perder o charme.

Doce ilusão foi pensar que caberiam em apenas um post…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>