Etapas de um Projeto de Arquitetura

Você sabe como funciona a elaboração de um projeto de arquitetura?

O desenvolvimento de um projeto de Arquitetura completo possui as seguintes etapas: Estudo Preliminar, Anteprojeto, Projeto Básico, Projeto Legal e Projeto Executivo

Todo projeto de arquitetura tem inicio com uma conversa entre o arquiteto e o cliente, na qual o cliente vai descrever que tipo de projeto pretende contratar. Nessa conversa são tratados o programa de necessidades desejado pelo cliente, bem como descrições de como pretende fazer uso do espaço, seus gostos e preferencias em relação a materiais e acabamentos. Nesse momento é importante que o cliente exponha o que pretende financeiramente e quanto pode gastar com a obra, para que o projeto seja elaborado levando em consideração o orçamento disponível.

Contrato firmado, o arquiteto faz uma visita ao terreno ou ao imóvel que se pretende reformar para realizar um levantamento das condições existentes. No caso de terreno não edificado, são observados aspectos como as dimensões do lote, vegetação, topografia, orientação solar, ventos predominantes, edificações existentes no entorno, principais vistas e o que vale a pena valorizar  para que a edificação seja implantada da melhor maneira possível.

No caso de edificações já existentes, em que se pretende realizar uma reforma, fazemos o levantamento das dimensões dos ambientes e verificamos onde estão os pontos de instalações elétricas, hidráulicas e estruturas que devem ser levadas em conta durante a elaboração do projeto. Verificamos também, conforme orientação do cliente, o que pode ser aproveitado do que já existe, tiramos fotografias e tomamos as medidas do mobiliário que o cliente deseja manter.

Estudo Preliminar e Anteprojeto

Base topografica41300_Desenho 03_rgb

Muito bem, após conversar com o cliente e visitar o local da obra, é o momento de juntar todas as informações e desenvolver o primeiro esboço do projeto. Tomamos nosso tempo, elaboramos plantas, perspectivas, modelos 3D e marcamos a reunião com o cliente para apresentar a primeira ideia.

Essa primeira ideia é interpretação do arquiteto sobre todos os condicionantes, descrições e desejos do cliente transformando em um projeto ou ambiente o que, no princípio, são apenas pensamentos. Tomei cuidado em utilizar a expressão interpretação do arquiteto, para essa primeira apresentação, porque a partir daí é hora de ouvir a opinião do clientes.

1300_Desenho 01_rgb

Hora de saber se o que o arquiteto elaborou está conforme o que o cliente tinha em mente quando procurou o profissional. Hora de pensar, fazer ajustes, mudar de ideia. É o momento de realizar todas as mudanças necessárias para o melhor resultado possível, unindo a experiência do profissional contratado e o desejo do cliente. O cliente bateu o martelo, o projeto agrada a gregos e troianos! Pronto! Finalizamos o Estudo Preliminar!

Projeto Básico e Projeto Legal

No Projeto Básico e Legal elaboramos todo o conjunto de desenhos técnicos necessários para que o projeto possa ser construído e aprovado pelas administrações locais. São elaboradas plantas, cortes fachadas com indicações de dimensões e revestimentos sugeridos para a edificação. As alterações e ajustes realizados nessa etapa são os necessários para a adequação do projeto arquitetônico aos demais projetos complementares (projeto estrutural, instalações elétricas e hidráulicas, águas pluviais, drenagem, energia solar, ar condicionado, combate a incêndio, etc) e as solicitações de possíveis exigências junto às administrações locais.

Projeto Executivo

018_03_Leo_projeto basico_Corte AeB-Padrão A1 - Expandido

O Projeto Executivo corresponde ao detalhamento do projeto Básico. No projeto executivo abordamos aspectos mais específicos da edificação como layout, especificação de mobiliário, tipos de revestimento de piso e paredes, bem como sua paginação, detalhamos toda a parte de marmoraria, serralheria e marcenaria, Iluminação, etc. Nos projetos de Reforma não é necessária a elaboração do Projeto Básico, uma vez que há uma edificação existente, e passamos direto para o Projeto Executivo, que contém as informações necessárias para a execução dos serviços propostos.

Cada uma das etapas de projeto tem o seu valor definido em relação ao tipo e quantidade de trabalho a ser apresentado. As etapas são complementares e é muito importante que não haja supressão de etapas para que o resultado final seja o melhor possível e esteja compatível com o esperado no início do processo.

É importante lembrar que todo esse trabalho acontece em vão se o projeto não for seguido durante a obra. Sabemos que pequenas alterações de projeto são inevitáveis durante a execução dos serviços devido a imprevistos, porém a decisão de sair do projeto durante a obra é bastante arriscada e pode causar prejuízos na funcionalidade, estética e no bolso do cliente. Além disso, todo o trabalho, tempo e dinheiros gasto anteriormente terá sido em vão. Pense nisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>