Encontro de Culturas Chapada dos Veadeiros 2015

 

  1   IMG_20150720_153407

O Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, conhecida como “Festival de Inverno”, acontece todo ano no mês de julho na Chapada dos Veadeiros no Povoado de São Jorge – GO. Ao longo do mês de julho são realizadas várias atividades com intuito de valorizar e apresentar a cultura dos povos locais, quilombolas e indígenas de várias partes do Brasil. Durante o evento são realizados shows, atividades como rodas de prosa e oficinas.

O que nem todos sabem é que o Encontro não ocorre somente em São Jorge. Parte do evento realiza-se na Aldeia Multiétnica próxima à cachoeira Raizama. Eu, que costumo frequentar o evento quase todos os anos, ainda não havia ido à Aldeia Multiétinica e confesso que fiquei bastante impressionada com o local na semana passada. Ao chegar na Aldeia montada para o Encontro desde 2001, pode-se sentir a grande energia e riqueza cultural daquele espaço. Pessoas de diversas localidades, povos e nacionalidades convivem ao longo de um dia ou acampam no local durante o evento durante dias e trocam conhecimentos, vivências e culturas. O encontro da Aldeia Multiétnica acontece sob o teto de habitações típicas dos povos Xinguana, Kayapó e Krahô, montadas exclusivamente para o evento. Dentro das ocas pode-se observar como os indígenas preparam e cozinham seu peixe e oferecem às pessoas. Pode-se montar uma rede e dormir dentro do local e vivenciar como as usufruem do espaço dentro de seus costumes. Há exibição de filmes e também estruturas improvisadas e espaços de convivência ao ar livre. No Encontro deste ano cada dia é destinado a um povo, que apresentam seus rituais, costumes, crenças e tradições. Índios fazem pinturas nos corpos das pessoas, produzem seus mobiliários e artesanatos.

IMG_20150720_153926  IMG_20150720_153455

Crianças de diferentes culturas brincam umas com as outras. Durante a vivência pode-se aprender muito com as tradições dos povos. Percebe-se o quanto os anciãos são respeitados, a noção do senso coletivo em detrimento do individual, o valor dos rituais para os povos. No dia em que estive lá participei de uma roda de conversa sobre saúde. Achei fascinante pajés, médicos e profissionais da saúde e pessoas de vários lugares interagindo em rodas de convívio e relatando sobre a saúde em sua comunidade. Durante a conversa, Indígenas de diferentes tribos alegam a dificuldade que possuem em relação ao acesso à saúde, à necessidade de um atendimento diferenciado devido à sua cultura, costumes, doenças diferenciadas. Achei muito interessante quando comentaram sobre o valor da saúde espiritual e sua relação com a saúde física. Para eles, o espiritual está acima do material e isso rege o modo como as tribos vivem. Deve-se respeitar o momento da morte e da libertação do espírito no habitat onde vivem. A morte torna-se mais natural, fazendo parte do ciclo da vida. Enquanto nossa sociedade valoriza o prolongamento da vida em um corpo enfermo a qualquer custo, o índio estima o momento da partida e entende que a morte é um processo normal e necessário.

IMG_20150720_154433   2

Além das rodas de conversa e ritos, o evento traz várias outras atividades e oficinas. O Encontro de Culturas da Chapada dos Veadeiros acontece de 17/07/15 a 01/08/15 e é uma grande oportunidade para novas vivências e aprendizados das tradições de povos de todo o Brasil, um momento de valorizar a nossa riquíssima cultura, que tem tanto a nos ensinar. O evento nos aproxima de nossas raízes e nos fazem refletir o quanto as tradições e sabedoria de nossos povos merecem todo nosso respeito. Nós latino americanos temos uma grande tendência a valorizar o que vem de fora como sendo algo melhor. Está na hora de preservarmos nossa cultura e costumes e olharmos para elas com grande apreço, valorizarmos essa grande riqueza e desenvolvermos nosso potencial como algo autêntico e intrínseco.

IMG_20150720_154307

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>