Croqui

Croqui Palácio da Alvorada - Oscar Niemeyer

Croqui: palavra francesa traduzida para o português como esboço ou rascunho, costuma caracterizar-se como uma técnica de desenho rápido ou um esboço qualquer.

De modo geral, os croquis não exigem grande precisão ou refinamento gráfico. Realizados em curtos intervalos de tempo, o objetivo do croqui é o registro imediato de uma ideia. Uma forma rápida de expressão gráfica, recorrente nos processos iniciais de criação formal. Os croquis não costumam seguir regras formais de representação, não exigem técnicas muito elaboradas e podem ser realizados com instrumentos diversos: lápis, grafite, giz, caneta, entre outros. É comum sua representação em folhas avulsas, cadernos de notas e até mesmo guardanapos, o importante é não impedir a representação por conta da ausência de materiais.

Este tipo de desenho não envolve representações elaboradas, caracteriza-se pela pureza e simplicidade dos traços e principalmente pela manutenção da proporção. Existem croquis que se aproximam do desenho infantil devido a sua capacidade de representação sintética e expressiva. A linguagem gráfica possibilita o entendimento coletivo de ideias e conceitos, partindo dessa premissa, o croqui pode ajudar no entendimento de ideias iniciais, por tratar-se de uma ferramenta importante no processo de experimentação e descobrimento.

O croqui, bastante utilizado por arquitetos durante o processo criativo, mantém-se ainda como ferramenta contemporânea de representação. Mesmo com o avanço tecnológico, a utilização cada vez mais intensa de ferramentas digitais e representações virtuais, o croqui continua sendo o principal ponto de partida para muitos projetos. Isto deve-se a sua facilidade e velocidade de representação. É comum a leitura de projetos através de croquis devido a sua simplicidade e valorização de seus elementos essenciais. Alguns arquitetos são reconhecidos por suas sínteses representativas, como Oscar Niemeyer, que expressa suas formas e proporções através de seus croquis e João Filgueiras Lima, o Lélé, que representa suas ideias para sistemas de ventilação natural através de esquemas.

Croqui da Catedral de Brasilia - Oscar Niemeyer   Croqui - Lélé

Para elaborar um croqui não importa a qualidade do traço e sim a sua essência, o fundamental nesse processo é registrar a ideia no momento, elaborar um elemento gráfico que expresse com objetividade a sua intenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>