Coifa ou Depurador?

coifa 2

Coifa ou Depurador?

Muitas pessoas têm dúvidas na hora de escolher entre uma coifa e um depurador para sua casa. Afinal como realmente funcionam e qual a diferença entre eles além do fator estético?

A coifa e o depurador têm a função de renovar o ar e amenizam os odores e a fumaça provocados pelo cozimento dos alimentos, contribuindo também para diminuir a quantidade de gordura do ambiente.

A diferença entre eles está basicamente nos processos de filtragem internos, capacidade de sucção do ar e e se a saída de ar é para fora do ambiente ou se retorna para a cozinha. Essa imagem, disponibilizada no site da Tramontina representa muito bem os dois modelos de funcionamento:

big94831110IXM002B

O depurador possui filtragem primária e secundária. A filtragem primária é realizada por um filtro de alumínio ou inox e tem a função de filtrar a gordura e transformá-la do estado gasoso para sólido. Já a filtragem secundária é realizada por um filtro de carvão ativado que absorve o odor e a fumaça. Após os passar por esses dois processos de filtragem, o ar renovado retorna para o ambiente da cozinha nas saídas de ar localizadas no próprio depurador.  Além de ser mais barato, tem a vantagem de não necessitar de duto de saída de ar para o meio externo e sua instalação é menos trabalhosa e sem muita quebradeira.  A desvantagem é que os depuradores não são tão bonitos quanto às coifas e tem menor capacidade de sucção do ar, sendo indicados para cozinhas mais compactas. A boa notícia é que o design para os depuradores está melhorando e hoje em dia temos opções mais bonitas e discretas. Uma boa opção é procurar pelos depuradores embutidos, que ficam quase que imperceptíveis na cozinha.

A maioria das coifas pode ser utilizada como função de depurador (com os sistemas de filtragem primária e secundária) e sem a passagem de duto para o meio externo, porém é importante lembrar que uma coifa usada como depurador diminui a sua capacidade de sucção especificada pelo fabricante. Geralmente significa uma perda de 20% de sua capacidade total. A coifa só realmente alcançará sua capacidade total quando conectada a um duto com saída externa. Portanto, cuidado ao achar que, comprando uma coifa e utilizando-a na função depurador ela terá a mesma performance de quando utilizada com saída por duto. Ainda assim, não se pode negar seu valor estético, deixando a cozinha mais bonita e moderna.

O modelo a ser escolhido dependerá do tamanho do seu cooktop ou fogão.  Um modelo  de 4 bocas pede uma coifa ou depurador de 60cm e modelos com mais bocas, com 90cm. Também é importante considerar o local onde o equipamento será instalado, se será utilizado encostado em uma parede ou como “ilha”, pois há modelos específicos para cada caso. Lembre-se de que será necessário uma tomada alta para instalá-lo. E não se esqueça de fazer a manutenção da troca de filtros de acordo com a especificação de cada equipamento o que é muito importante para o seu bom funcionamento e salubridade da sua cozinha.

Há aqui alguns exemplos bem atuais para coifas ou depuradores:

1) Coifa Falmec Linha-Milano

coifa-de-parede-falmec-milano-narcisse-plus-inox85cm-4-velocidades-com-timer-altura-regulavel-088859000

2) Depurador Fisher Slim

 2125226_1_A

3)  Coifa Elica linha  Twin

  elica-coifa-twin-203

4)  Coifa Elettromec, linha Splendore

    progetare

  5) Coifa Elettromec linha Rettangolare

  rettangolare_ilha_baixa_0elettromec

 6) Coifa Eletrolux 90CT Inox

          WebDesigner

Veja aqui o resumo comparativo coifa x depurador:

Coifa: maior preço, maior capacidade de sucção quando no modo exaustor, design mais elaborado, instalação mais difícil, saída de ar para ambiente externo

Depurador: menor preço, menor capacidade de sucção, design menos elaborado, instalação mais fácil, saída de ar retorna à cozinha já filtrado.

Cada uma das opções tem seus pontos positivos e negativos, agora é só escolher a opção mais adequada pra você!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>