CoBoGó

DipticCobogó, palavra engraçada, difícil de acertar. Muitos insistem em dizer Combogó, e eu já escutei até quem diga Cogogó. Mas afinal, o que é um Cobogó?

Cobogó é o nome das peças vazadas, originalmente fabricadas em cimento, utilizadas para garantir iluminação e ventilação às edificações.

O Cobogó é um elemento arquitetônico tipicamente brasileiro cujo nome deriva das iniciais dos sobrenomes de dois comerciantes e um engenheiro, que no início do século XX trabalhavam na cidade do Recife: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis. Para criação desses elementos Amadeu, Ernest e Antônio se inspiraram nos muxarabiês e nas gelosias (treliças de madeira) heranças da arquitetura mourisca, trazida ao Recife pela colonização portuguesa.

Os Cobogós foram amplamente utilizados pelos arquitetos modernistas brasileiros, por se tratar de uma solução econômica, eficiente e perfeitamente adaptada às condições climáticas do país, em uma valorização da cultura e tradições locais. Não foi a toa que os Cobogós se tornaram parte do cotidiano do brasiliense. Esses elementos arquitetônicos estão espalhados em edifícios por todo Plano Piloto, em uma variedade de tipologias e composições.

 IMG_3353   fe   SONY DSC

São elementos extremamente lúdicos e versáteis permitindo uma possibilidade enorme de combinações, isso sem falar na diferenciação da superficie por meio da textura e de interessantes efeitos de luz e sombra que podem proporcionar, tanto em ambientes internos quanto em fachadas e muros. Atualmente há Cobogós fabricados em outros materiais além do cimento, podendo ser confeccionados em louça, metais e madeiras.   O tamanho, cor e forma das aberturas ganharam possibilidades infinitas nas mãos dos artistas e designers do país.

SONY DSC   João Vicente  SONY DSC

Os Cobogós deixaram de ser utilizados apenas como elemento de fechamento em fachadas e conquistaram lugar no interior das edificações, funcionando como divisores de ambientes, sem constituir-se uma barreira visual opaca, conservando a idéia de amplitude e permeabilidade dos espaços.

casa e construçãocasa e jardim casa e construção 2

Da próxima vez que escutar a palavra Cobogó, você agora já sabe: são elementos de fechamento, pré moldados, utilizados nas construções, que remetem à nossa brasilidade e tradição, podem ser montados em composições variadas e atendem aos mais diversos estilos, além de serem extremamente práticos e funcionais. Cobogós merecem nosso respeito.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>