A Pandemia e o Home Office

escritório BC

O avanço da pandemia no Brasil tem exigido esforços extremos para conter a disseminação do Covid-19. Até o momento, as medidas de isolamento social têm sido o meio mais eficaz de lidar com esse vírus, sendo importantíssimas para não sobrecarregar os sistemas de saúde.

Com tais ações, muitas pessoas precisaram adaptar suas vidas e a rotinas, de maneira que a casa ganhou um protagonismo fundamental no dia-dia. Além de espaço de acolhimento e refúgio, se tornou também ambiente de realização de trabalhos, por meio do home office ou teletrabalho.

Para auxiliar na adaptação da casa com o objetivo de criar um local de trabalho aqui vão algumas dicas que julgamos necessárias para uma melhor utilização do espaço:

O primeiro desafio é escolher qual dos cômodos da casa será o melhor para receber a nova função. O ideal é pensar na a opção mais silenciosa e preferencialmente pouco utilizada por outros membros da família, caso não more sozinho. É importante escolher um ambiente em que possa exercer as atividades com concentração e mais longe de distrações possível.

Idealmente, o local escolhido deve possuir iluminação e ventilação naturais. Caso não seja possível, a iluminação artificial escolhida deve ser branca e difusa, com distribuição uniforme em todo ambiente, a fim de evitar reflexos na tela e esforços desnecessários de visão, principalmente quando o trabalho se estende noite adentro.

A segunda etapa é a escolha do mobiliário, que deve ser ergonômico e confortável. É importante que a mesa tenha uma altura adequada e que a cadeira escolhida tenha assento regulável, permitindo que os pés do usuário estejam apoiados no chão fazendo um ângulo de 90° com o assento além de descanso para os braços. É importante também que a tela do computador esteja alinhada com a altura dos olhos e que o mouse possa ser manipulado sem que o punho fique dobrado. Os mobiliários produzidos para espaços corporativos, possuem uma série de requisitos que atendem as normas de ergonomia e segurança, por essa razão os ambientes utilizados como home office precisam de planejamento para propiciar conforto adequado aos usuários.

Para os profissionais que precisam marcar reuniões e videoconferências com a equipe de trabalho, vale a pena dar atenção ao cenário de fundo que aparece ao ligar a câmera. Verifique se é possível visualizar portas de armários abertas, roupas expostas, a cama que não foi arrumada ou qualquer outra situação que possa aparentar aspecto de desorganização ou que exponha intimidades. A acústica também deve ser observada, pois sons ambientes provenientes da casa podem atrapalhar as reuniões.

Escritório CH

Para os profissionais que farão atendimentos a clientes de forma remota, algumas alternativas podem ser adotadas para que o ambiente visto fique mais bonito e atrativo na tela. Montar uma composição decorativa com quadros, vasos e adornos deixa o espaço mais acolhedor. A utilização de plantas verdadeiras ou artificiais também é um ótimo recurso para a humanização de ambientes, trazendo cor e vida para o cenário de fundo. Espelhos devem ser utilizados com atenção, podendo mostrar situações que você deseja esconder como as citadas acima.

 O fato de o profissional realizar atendimentos e reuniões de sua casa o aproxima do interlocutor, que entrará em contato com objetos e ambientes de referência do profissional, o que pode ser uma oportunidade de informar um pouco mais sobre seus gostos, preferências e inspirações.

A casa é o espaço de extensão de quem vive nela, podendo transmitir mensagens da mesma maneira como a roupa que escolhemos vestir para ir trabalhar todos os dias. Nesse período de isolamento, esse conceito se torna cada vez mais forte e evidente. O isolamento social está transformando a maneira de interagir com os ambientes domésticos, trazendo novos significados e um olhar especial para a casa, evidenciando o quão importante é se sentir bem nesse espaço. Fazer estas adaptações podem trazer mais conforto e produtividade ás atividades de trabalho. Caso necessite de ajuda contate um profissional arquiteto.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>