A Importância do Projeto Executivo

projeto executivo

Projeto Executivo – Imagem Fernanda Ribeiro de Angelis

No post anterior, Etapas de um Projeto, descrevi como funciona a elaboração de um projeto de arquitetura, desde primeiro contato com o cliente ao desenvolvimento do detalhamento executivo, e qual o produto entregue em cada uma delas. Gostaria de me ater hoje à etapa de Projeto Executivo, que corresponde à última fase do desenvolvimento completo de um projeto de arquitetura e sua importância.

Na etapa de Projeto Básico e Projeto Legal, anteriores ao Projeto Executivo, são definidas as plantas, cortes e fachadas da edificação, e com esses desenhos é possível colocar uma edificação em pé. O projeto executivo não é essencial para que algo seja construído, e, por isso mesmo, muitas vezes é deixado de lado pelos clientes com a intenção de para reduzir os custos com o projeto. Já que não é essencial, não precisa?

Grande erro! O projeto Executivo determina como será cada detalhe da edificação. É nessa fase onde definimos alguns detalhes construtivos da obra, especificações e quantitativos dos diferentes materiais de revestimento, como será o forro e iluminação, como serão as áreas molhadas, marcenaria, etc., cujo valor total corresponde a praticamente 40% do valor total da obra.

Com o desenvolvimento do projeto Executivo, é possível fazer um orçamento muito mais preciso de quanto custará a obra, evitando surpresas futuras com aditivos ou mesmo prejuízos e retrabalho.

Sem o projeto executivo, o construtor passa a definição de detalhes para que o próprio cliente tome a decisão, o que pode complicar ainda mais as coisas. Muitas vezes o cliente não entende o que está sendo questionado, não consegue visualizar as soluções possíveis, ou mesmo não tem tempo para resolver as questões de obra no momento adequado, o que abre a brecha para que o executor resolva o problema da maneira como acha melhor, e aí, há uma grande probabilidade de o resultado final não ficar a contento.

Uma construção corresponde a um grande investimento, muitas vezes o valor das economias de uma vida inteira e seu planejamento e execução devem ser elaborados com atenção e cuidado. Na hora de construir, não abra de mão de ter um projeto completo e detalhado. Isso te poupará tempo, dinheiro e dor de cabeça, além de proporcionar um resultado final com muito mais qualidade nos acabamentos e detalhes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>