A Importância do Planejamento em Reformas e Construções

Se você está ansioso para fazer aquela reforma ou construir aquele empreendimento que sempre idealizou e mal pode esperar para começar para dar início ao seu sonho, essa é a leitura ideal para você. Primeiro de tudo, respire fundo e tenha calma. Antes de iniciar qualquer projeto de vida, você deve fazer um planejamento a fim de evitar possíveis traumas e frustrações. Lembre-se de que um projeto bem sucedido está diretamente relacionado a um bom planejamento. Seguem aqui algumas dicas para quem pretende reformar ou construir:

1º)  Necessidade x área x custo

Você deve ter em mente as suas reais necessidades, a metragem que gostaria de modificar e construir e quanto teria para gastar. É importante verificar se a verba disponível está de acordo com o que se pretende fazer. Para se ter uma ideia, existem alguns parâmetros de quanto custa a construção por metro quadrado dependendo do nível de acabamento que pretende fazer. No site www.sinduscondf.org.br/cub  você pode verificar quanto custa o CUB (custo unitário básico da construção) por metro quadrado nos padrões alto, médio e baixo. Sabendo qual a metragem da área que se pretende construir, você multiplica a área considerada pelo valor do CUB no padrão que desejar e assim conseguirá ter uma noção de preço. Também existe um parâmetro bastante utilizado que o valor de uma reforma equivale a 20% do valor do imóvel.

2º) Data início da obra

Algumas pessoas começam uma obra antes mesmo de ter o projeto pronto e acredite, essa antecipação pode virar uma grande frustração pois ao tentar ganhar tempo, você irá atrasar a obra e gastar mais dinheiro e energia. Uma boa construção depende de um planejamento adequado e de um tempo para o arquiteto desenvolver o projeto com qualidade. Lembre-se de que a pressa é inimiga da perfeição e não deixe seu objetivo para última hora. Comece a ir atrás com pelo menos alguns meses de antecedência da data que pretende começar a obra. O tempo de programar-se irá depender do que irá reformar ou construir. Procure um arquiteto para elaborar o projeto com alguns meses de antecedência e lembre-se de que caso tenha que aprovar o projeto na administração, você irá precisar antecipar-se ainda mais.

3º)  A NBR 16280

É importante saber que hoje em dia existem novas regras para a execução de reformas. A NBR 16280 regulamenta que toda reforma necessita de um arquiteto ou engenheiro para a elaboração de laudo de responsabilidade técnica. Embora as normas da ABNT não sejam leis, se houver algum acidente, o síndico e o morador que fez a reforma serão responsabilizados.

3º)  Pesquise

É interessante pesquisar em revistas e sites sobre o que te agrada para se ter em mente uma linha a ser seguida. Antes de contratar um arquiteto, visite alguns escritórios de arquitetura e  converse sobre o que pretende fazer, faça alguns orçamentos e veja o que eles oferecem nos seus serviços. Desconfie dos orçamentos muito abaixo do mercado, muitas vezes o que é barato demais pode sair caro. Outro fator importante para um projeto bem sucedido é o bom relacionamento entre o profissional e o cliente, por isso deve ser levado em consideração a empatia e a segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>