A casa de hoje

7a31289dc086c4f58af8bc49f7ae3a34

A vida das pessoas é cada vez mais movimentada. O tempo parece passar mais depressa e muitas vezes precisamos desempenhar várias atividades ao mesmo tempo. Somos uma sociedade de indivíduos multitarefas. Essa nova dinâmica de acontecimentos tem influência direta na maneira como nos relacionamos com as outras pessoas e com os espaços que habitamos.

Observamos nos últimos anos, por exemplo, o nascimento de uma nova organização espacial no programa residencial, em que os espaços estão deixando de ser compartimentados para tornar-se integrados e versáteis. Tudo acontece ao mesmo tempo agora, assim como nas nossas rotinas.

cool-house-architecture-living-studio c71262d3d8b24be3c858dfb95948aed3

O conceito de loft e estúdio, que surgiu nos Estados Unidos como tipologia de habitação mais barata, sem divisões, onde todos os ambientes da casa estão organizados no mesmo espaço físico está deixando de ser a segunda opção entre os clientes, principalmente os mais jovens.

 Sem dúvida nenhuma, uma das modificações mais significativas em termos de divisão dos espaços residências é a integração entre ambientes considerados de serviço aos espaços de estar e lazer da família. A cozinha, por exemplo, que ficava isolada, agora integra-se à sala, ganhando importância e destaque. Muitas vezes a cozinha é tão ou mais bonita e arrojada que a própria sala de estar, recebendo materiais de revestimento nobres e uma preocupação crescente com o design de equipamentos como coifas e geladeiras.

 701c5543d23b1556f2c29bd7301975cf

Hoje as próprias pessoas precisam realizar seus serviços domésticos, como a preparação das refeições, seja pela necessidade, seja por gostar de culinária. E querem poder fazer isso enquanto ouvem música ou escutam as notícias da TV, que está ligada na sala. Muitos dos clientes chegam ao escritório com o desejo de ter em casa uma cozinha onde seja possível preparar o jantar e, ao mesmo tempo, interagir com os convidados que estão na sala. Já não existe uma sala de televisão e uma sala de estar separadas. Com o advento do Home Theather, a televisão foi incorporada à sala de estar e é nesse ambiente onde a família se reúne para conversar e ver televisão.

da02ee8513cdf8736857f1aa4323b660

Aqui no Brasil está acontecendo uma mudança social muito marcante: é cada vez mais rara a figura da empregada doméstica que trabalha tempo integral. Isso decretou a extinção das DCEs. Os imóveis novos já não possuem esse quarto de serviços, e, caso possuam, é frequente a solicitação para incorporar essa área a outros ambientes da casa, favorecendo um dos quartos ou a própria área de serviço.

É raro também, as pessoas que ainda solicitam uma despensa. Acredito que as pessoas em geral andam modificando também seus hábitos de consumo, adquirindo apenas o suficiente para a semana, ou um curto período de tempo. Não há mais a necessidade de fazer a “compra do mês” e precisar de espaço para estocar alimentos e produtos.

646071c9e299dd1c82271b87398206b8 0b267b97810475bbd297301cc6692dd9

É importante a observação dos parâmetros de comportamento e de como a vida das pessoas influencia diretamente nas nossas questões de projeto. É preciso estar atento a essas mudanças porque são fundamentais para a projeção de espaços que sejam funcionais e interessantes, conectados com o nosso contexto cultural, social e econômico. Esse é um dos aspectos da boa arquitetura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>